top of page
Buscar

Livro - Os Quatro Temperamentos na Educação dos Filhos (Autor Ítalo Marsili)

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Olá galera!


Este link aqui para que você acesse e compre seu livro.

Mas antes de comprar, leia o texto abaixo e veja se gosta!


Bom, gostaria de dizer que este livro está entre os que mais gostei, com relação à educação dos filhos.


O livro aborda a teoria dos quatro temperamentos, simbolizados pelos quatros elementos que, na Antiguidade, eram considerados como formadores de tudo que existe (fogo, ar, água e terra), e, segundo a qual cada pessoa já nasceria com um tipo de temperamento (uma espécie de filtro de interpretação da realidade).


A partir dos muitos exemplos e situações que aborda, o autor nos dá a possibilidade de identificarmos nosso temperamento e o temperamento das pessoas com quem convivemos, principalmente dos filhos, pois, em relação a eles, o temperamento é mais visível, já que ainda não contam inteiramente com um manancial educativo que lhes dê a possibilidade de adequar certos comportamentos e situações.


importante que se diga que os temperamentos são, em si mesmos, neutros. Não há um temperamento melhor do que outro. Além disso, não se pode confundir temperamento com personalidade. O temperamento é, como dito, uma espécie de filtro pelo qual recebemos as impressões do mundo, ao passo que a personalidade é nossa experiência pessoal de formação e mutação ao longo da vida. Enquanto o temperamento é sempre o mesmo, a personalidade se altera a partir da cultura, da educação, das vivências pessoais.



Conhecendo o temperamento das pessoas com as quais interagimos (filhos, cônjuge, familiares, amigos, colegas de trabalho etc.) poderemos compreender melhor certas atitudes e situações, o que possibilitará uma melhor comunicação e um maior entendimento do (e com) o outro.


Nesse sentido, pessoas com temperamentos de natureza extrovertida (colérico ou sanguíneo) tendem a falar, a externar o que pensam, a agir diante de uma situação (embora de formas diferentes). Já pessoas com temperamento introvertido (fleumático ou melancólico) tendem a internalizar o que recebem do mundo, a analisar, refletir etc. e, muitas vezes, não expõem o que sentem ou pensam. E assim por diante.


A partir da leitura do livro, é possível aprender a conhecer as nuances de cada temperamento e a melhor forma de lidar com cada um, já que o autor traz sempre exemplos e situações esclarecedoras.


Àqueles que se encontram preocupados com eventual dificuldade na leitura, faço uma sugestão: não se apeguem inicialmente aos detalhes, nomenclaturas e subdivisões de cada temperamento. Procurem observar as grandes características de cada um e os exemplos dados e, com certeza, ao longo da leitura, tudo se tornará mais claro.


O livro é recomendado não só para os pais, mas para todos aqueles que buscam uma melhor compreensão do outro.

Depois me conta o que você achou!


Tenha uma ótima leitura Poper!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page